Laurez Moreira mantém delegado Bruno Sousa na Segurança Pública e confirma novos nomes no secretariado
Diário Oficial trouxe ainda nomeações para Fazenda, Educação e Igeprev
O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), decidiu manter no cargo o secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Bruno Sousa Azevedo, que já ocupava a função na gestão de Wanderlei Barbosa (Republicanos). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (9).
Bruno havia sido exonerado no primeiro ato de Laurez, quando todos os 51 secretários ligados ao governo afastado foram desligados em bloco. A nova nomeação, no entanto, confirma sua permanência na Segurança Pública.
Natural de Paraíso do Tocantins, Bruno é delegado desde 2009, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol) — eleito em 2022 e reeleito em 2024. É graduado em Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com especialização em Direito Público, ênfase em assessoria governamental e combate à corrupção.
Outras nomeações
O Diário Oficial trouxe ainda a confirmação de Jairo Mariano para a Secretaria da Fazenda. Ex-prefeito de Pedro Afonso, Mariano foi um dos homens fortes do início da gestão Wanderlei, mas rompeu com o governador em 2023.
Na Secretaria da Educação, o nomeado foi Jackson Moreira Santos. Já para a presidência do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev), assume Bárbara Gomes.
As mudanças reforçam a recomposição da máquina pública sob o comando de Laurez Moreira, após o afastamento de Wanderlei Barbosa na Operação Fames-19.

