Governo do Tocantins supera metas e realiza 16 mil cirurgias eletivas em 2024

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), ampliou significativamente o atendimento à população ao garantir a realização de 16 mil procedimentos cirúrgicos eletivos em 2024. Este número representa um aumento de 61,25% em relação à meta inicial de 10 mil cirurgias para o ano.

Entre os beneficiados está Marcos Vinicius Francisco Passarinho, morador de Formoso do Araguaia, que realizou uma postectomia no Hospital Regional de Gurupi (HRG) em novembro. Ele destacou a agilidade do atendimento: “Foi um atendimento nota 10, não demorou nem um mês para eu fazer a cirurgia. Até comentei com a minha mulher que achei muito rápido. Pensei que, por ser de graça, pelo SUS [Sistema Único de Saúde], ia demorar”.

Atendimento rápido e humanizado

As cirurgias são realizadas por meio do Sistema de Gerenciamento de Fila de Espera de Procedimentos Eletivos (Sigle), que atende pacientes em hospitais estaduais, unidades municipais conveniadas e na rede privada contratada. Wanessa Cristina Gomes Ferreira, moradora do povoado de Jacilândia, em Araguanã, também elogiou a eficiência do serviço após realizar uma laqueadura no Hospital Regional de Xambioá. “Fizeram a solicitação da minha laqueadura em outubro e, no dia 16 de novembro, já fiz a cirurgia. Graças a Deus foi muito rápido. Todos do hospital me trataram muito bem e foram muito atenciosos”, relata.

Compromisso com a saúde pública

O governador Wanderlei Barbosa enfatizou o compromisso de sua gestão com a saúde pública e a valorização dos profissionais da área. “A população pode seguir tranquila, pois continuaremos no propósito de melhorar a vida das pessoas”, declarou o governador.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, reforçou que as cirurgias eletivas continuam sendo realizadas em todo o estado e destacou o empenho das equipes: “Não houve suspensão nos atendimentos e nossas equipes têm atuado, conforme determinação do governador Wanderlei Barbosa, para que os tocantinenses que necessitam dos procedimentos sejam atendidos com celeridade e qualidade. Nos últimos 15 dias, por exemplo, foram quase 400 pacientes retirados da fila de espera”.

Avanços na saúde

Desde outubro de 2021, início da atual gestão, o Tocantins já realizou 46.298 cirurgias eletivas, um aumento de 147% em comparação ao período de 2016 a 2020, quando foram registrados 18.693 procedimentos. Este avanço reflete as ações estratégicas do governo para ampliar o acesso e agilizar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Repórter TO.