Governo do Tocantins destaca apoio técnico do Ruraltins na agroindustrialização de pequenos produtores rurais

Em Barrolândia, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), está fornecendo apoio técnico especializado a pequenos produtores rurais que buscam regularizar suas agroindústrias, como o caso do Senhor Adir Aires Ribeiro, produtor de embutidos. Com o auxílio da Secretaria Municipal de Agricultura, através do secretário James Lages, o Ruraltins desenvolveu um projeto arquitetônico para a construção da fábrica de embutidos do Senhor Adir, visando atender às exigências do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e, posteriormente, ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (SUSAF).

A engenheira de alimentos, Kenia Luz, ressalta a importância desse suporte: “Nosso desafio no Ruraltins é criar agroindústrias que atendam à legislação sanitária e, ao mesmo tempo, se adequem à realidade do pequeno produtor, otimizando espaço e recursos financeiros. Desenvolvemos um projeto personalizado que abrange o layout, o fluxograma de produção e a disposição dos equipamentos, sempre em conformidade com a legislação”, esclareceu a engenheira.

Outro destaque é a atuação da engenheira de alimentos Gabriela Barros, que reforça o compromisso do Ruraltins em ajudar os produtores: “Só neste ano, já realizamos sete projetos personalizados, abrangendo desde derivados do leite até cadeias de aves e pescados”, afirmou Gabriela.

O engenheiro civil Vinícius Melo também foi parte essencial na execução do projeto, auxiliando na elaboração e adaptação das construções para que atendessem às exigências sanitárias. “Se o produtor fosse contratar esses serviços de forma particular, precisaria de um arquiteto e engenheiro. Com o apoio do Ruraltins, ele tem acesso a esse suporte de forma gratuita, otimizando todo o processo para obtenção das licenças”, explicou Vinícius.

Além do projeto do Senhor Adir, o Ruraltins já entregou diversos projetos de agroindústrias em 2024:

  1. Figueirópolis: Reforma de abatedouro de frango para uma associação, entregue em março.
  2. Porto Nacional: Construção de uma nova queijaria para agricultores familiares, entregue em abril.
  3. Palmas: Reforma de entreposto de pescado para pequenos produtores, entregue em maio.
  4. Bom Jesus do TO: Construção e reforma de entreposto de ovos, ambos para agricultores familiares, entregues em agosto.
  5. Barrolândia: Reforma de queijaria e fábrica de linguiças, ambos para pequenos produtores, entregues em agosto e setembro, respectivamente.
  6. Barrolândia: Reforma de uma cozinha multifuncional para doces e panificação, em andamento.

Essa iniciativa reforça o papel do Ruraltins em incentivar a agroindustrialização no Tocantins, e promover o desenvolvimento agroindustrial dos pequenos e médios produtores, facilitando a comercialização de produtos em todo o estado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Repórter TO.