Com aeroporto há mais de 10 anos em reforma, ACIARA lança campanha “Araguaína precisa voar”
A Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA), lançou nas redes sociais uma campanha para cobrar maior celeridade da Prefeitura nas obras do Aeroporto de Araguaína, que já duram mais de 1o anos. intitulada “SOS Araguaína precisa Voar”.
Segundo a Associação, foi criado um grupo de trabalho para dialogar com companhias aéreas e o poder público, visando melhoras as ofertas de voos e expandir as operações no aeroporto. O grupo de trabalho, incialmente, é composto por 5 membros.
Atualmente, apenas a companhia aérea VoePass opera no aeroporto de Araguaína, com apenas três voos semanais. Atrasos, cancelamentos e altas tarifas são as principais queixas dos consumidores.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reuniu-se com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, há uma semana, em Brasília/DF, para tratar sobre a oferta limitada de voos para os municípios de Palmas e Araguaína, disponibilizados pelas companhias aéreas do Brasil. O objetivo é que as novas iniciativas contribuam para melhorar a conectividade aérea, colaborando para o desenvolvimento econômico e social do Tocantins.
Na audiência, o ministro comprometeu-se a intermediar a negociação com as empresas aéreas para superar os gargalos que dificultam a ampliação da oferta de voos para o Tocantins. “Esse diálogo, com a presença do governador Wanderlei Barbosa, é essencial para direcionar a atenção necessária às questões aéreas enfrentadas em Palmas e Araguaína, visando a uma resolução eficaz e rápida”, ressaltou o ministro.
O aeroporto de Araguaína está em obras há mais de anos, sem jamais ter retomado movimento próximo ao da época, onde chegou a operar com 5 companhias aéreas, com voos diários, de jatos, inclusive.