Câmara aprova urgência para PL contra adultização de crianças; Eli Borges protesta contra votação relâmpago

Deputado do Tocantins criticou a velocidade da aprovação e, embora concorde com o mérito, alertou para riscos à liberdade de expressão. Votação simbólica durou poucos minutos.

BRASÍLIA – A Câmara dos Deputados aprovou, em uma votação simbólica e que durou poucos minutos, o requerimento de urgência para um projeto de lei que visa combater a adultização e a exposição de crianças nas redes sociais. A aprovação relâmpago, no início da sessão desta terça-feira, 19, foi alvo de protestos da oposição, incluindo uma manifestação do deputado federal pelo Tocantins, Eli Borges (PL).

Com a aprovação da urgência, o projeto pode ser votado diretamente no plenário, sem a necessidade de passar por comissões temáticas. A velocidade do processo foi o principal ponto de crítica dos parlamentares contrários à forma como a votação foi conduzida.

O deputado tocantinense Eli Borges foi um dos que se manifestaram na tribuna. Ele lamentou a condução da votação e, apesar de se posicionar a favor do combate à adultização infantil, expressou preocupação com possíveis implicações do texto.

“Quero lamentar a decisão monocrática. Quero pedir para esse Parlamento colocar a mão na consciência: chega de decisão monocrática”, disse Eli Borges. “Temos que nos posicionar contra [a adultização], mas tem um problema que precisa ser resolvido, para que não percamos nossa liberdade de expressão”, completou o parlamentar do Tocantins.

A mobilização em torno do tema ganhou força após denúncias contra o influenciador Hytalo Santos, preso por suspeita de exploração de menores em seus vídeos. A Câmara realizará uma comissão geral nesta quarta-feira (20) para debater o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Repórter TO.