Após saída de secretário que teria pedido ao STF sala especial para sobrinho do governador, Secretaria de Justiça do TO tem novo titular

Reginaldo Brito assume a Secretaria de Cidadania e Justiça do Tocantins. (Foto: Secom/TO

O governador Wanderlei Barbosa nomeou, nesta terça-feira (27), Reginaldo de Menezes Brito como o novo titular da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Reginaldo assume o cargo no lugar de Deusiano Pereira de Amorim, que foi exonerado no último dia 14, a pedido próprio, conforme divulgado também no DOE. A publicação não informou os motivos da solicitação. Até a efetivação da nova nomeação, a pasta vinha sendo comandada interinamente pelo secretário de Segurança Pública, Bruno Sousa Azevedo.

A exoneração de Deusiano ocorreu dois dias após a imprensa noticiar o pedido de transferência do advogado Thiago Barbosa – sobrinho do governador Wanderlei Barbosa – feito pelo então secretário ao ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF). A solicitação oficial da exoneração, no entanto, foi a pedido próprio e sem indicação formal dos motivos, conforme publicação no Diário Oficial.

📌 Perfil do novo secretário

Natural de Itaguatins/TO, Reginaldo Brito é formado em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas de Goiânia e possui uma carreira consolidada no serviço público e na área da segurança.

Com histórico militar, Reginaldo é egresso das Forças Armadas e integrou o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (RCG), Dragões da Independência. Atualmente, é 1º Tenente da Reserva da Polícia Militar do Tocantins (PMTO).

Na Polícia Civil do Tocantins, ingressou em 1989 como delegado, chefiando diversas delegacias tanto na capital quanto no interior do estado. Assumiu cargos de destaque na corporação, incluindo o de Delegado-Geral da Polícia Civil. Reginaldo também atuou como docente na Escola Superior da Polícia Civil (Espol), lecionando as disciplinas de Prática Policial e Deontologia Policial, contribuindo para a formação de novos agentes.

A Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) tem papel essencial na implementação de políticas públicas voltadas à cidadania, aos direitos humanos e à administração dos sistemas penal e socioeducativo do Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Repórter TO.