Prefeitura de Palmas lança licitação bilionária para concessão do transporte coletivo por 20 anos
Edital prevê investimento estimado em R$ 4,1 bilhões e frota inicial de cerca de 200 ônibus; critério de escolha será a menor tarifa.
A Prefeitura de Palmas publicou edital de licitação para contratar uma nova empresa responsável pela operação do transporte coletivo urbano da capital pelos próximos 20 anos. O contrato prevê investimento estimado em R$ 4,112 bilhões ao longo de todo o período de concessão.
De acordo com o aviso publicado no Diário Oficial do Município, a frota inicial deverá contar com aproximadamente 200 veículos. A futura concessionária ficará responsável não apenas pela operação do sistema, mas também pela aquisição e manutenção dos ônibus, além da implantação de tecnologias voltadas à gestão, acessibilidade e informação aos usuários.
O edital estabelece que a empresa vencedora deverá implantar bilhetagem eletrônica, sistema de monitoramento por GPS e ferramentas que permitam o acesso a informações em tempo real sobre o transporte público. O custo anual estimado para a operação do sistema é de R$ 205 milhões.
Situação atual do transporte
Atualmente, o transporte coletivo de Palmas é operado pela empresa Sancetur, contratada de forma emergencial em abril de 2025. O contrato, no valor de R$ 196,2 milhões, tem validade de um ano e foi firmado para garantir a continuidade do serviço enquanto a licitação definitiva não era realizada.
Detalhes da licitação
A sessão pública de disputa está marcada para o dia 15 de janeiro de 2026, às 14h, no Portal de Compras Públicas. As empresas interessadas poderão enviar propostas a partir da próxima quarta-feira, 17, com prazo final também em 15 de janeiro de 2026.
Segundo o edital, a licitação ocorrerá na modalidade de concorrência eletrônica, e o critério de julgamento será o menor valor da tarifa cobrada do usuário. Atualmente, a tarifa do transporte coletivo em Palmas é de R$ 4,85.
O município informou ainda que não será permitida a participação de consórcios, organizações não governamentais ou cooperativas no certame, restringindo a disputa a empresas que atendam individualmente aos requisitos técnicos e financeiros estabelecidos.
A abertura da licitação marca o início do processo para definição do modelo definitivo de operação do transporte coletivo da capital para as próximas duas décadas.

