Mais quatro casos de sarampo são confirmados no Tocantins; pacientes não estavam vacinados

Subiu para seis o número de casos confirmados de sarampo em Campos Lindos, no nordeste do Tocantins. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que os quatro novos diagnósticos foram registrados nesta terça-feira (22), após confirmação do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-TO). Nenhum dos pacientes estava vacinado contra a doença.

As novas confirmações são de uma estudante de 15 anos, uma trabalhadora doméstica de 24 anos, um estudante de 21 anos e um mecânico de 27. Todos eles tiveram contato com os dois primeiros casos já registrados na cidade. Os seis pacientes seguem em isolamento domiciliar, com acompanhamento das equipes de saúde.

Segundo a SES, os pacientes apresentaram os sintomas clássicos da doença, como febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite. O sarampo é uma infecção viral altamente transmissível por via aérea, com risco de complicações como pneumonia e encefalite.

Para reforçar o monitoramento e controle da transmissão, o governo do estado enviou mais dois profissionais da vigilância em saúde a Campos Lindos. Ao todo, são dez técnicos atuando na cidade, além de representantes do Ministério da Saúde, que orientam sobre isolamento e intensificação da vacinação.

Os dois primeiros casos na cidade foram registrados na segunda-feira (21): uma menina de 4 anos que teve contato com pessoas vindas da Bolívia — onde já foram confirmados 60 casos de sarampo em 2025 — e uma mulher de 29 anos, profissional da saúde. Nenhuma das duas estava vacinada.

Prevenção e vacinação

O sarampo não tem tratamento específico e a principal forma de prevenção é a vacinação, disponível gratuitamente pelo SUS. O imunizante é indicado para pessoas de 12 meses a 59 anos de idade. A tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetraviral (que também protege contra varicela) são ofertadas nos postos de saúde.

Entre as recomendações para evitar a transmissão estão: manter ambientes limpos e ventilados, cobrir o rosto ao tossir ou espirrar, utilizar lenços descartáveis, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel e respeitar o isolamento em casos suspeitos.

Sintomas

O sarampo se manifesta com febre alta, dores no corpo, exantema maculopapular (manchas vermelhas), tosse, coriza e conjuntivite. O período de incubação varia de 7 a 14 dias, e a transmissão pode ocorrer entre seis dias antes e quatro dias após o início dos sintomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Repórter TO.