Homem é preso suspeito de provocar incêndio em fazenda e multado em R$ 459 mil no Tocantins
SANTA TEREZA DO TOCANTINS – Um homem foi preso em flagrante suspeito de provocar um incêndio criminoso em uma fazenda no município de Santa Tereza do Tocantins, região central do estado. Além da prisão, ele recebeu uma multa de R$ 459 mil aplicada pela Polícia Militar Ambiental (BPMA).
De acordo com a PM, o fogo teria começado de forma intencional na sexta-feira (22) e a denúncia chegou por meio do sistema Ambiental On-Line.
Ameaças e impedimento
Testemunhas relataram que, além de provocar o incêndio, o suspeito teria ameaçado funcionários de uma fazenda vizinha que tentaram questionar a ação. Ele também teria impedido que as chamas fossem combatidas, aumentando o prejuízo.
O nome e a idade do homem não foram divulgados, e por isso não foi possível localizar a defesa.
Área destruída
As chamas atingiram cerca de 150 hectares de pastagens e áreas de reserva, além de 10 a 12 quilômetros de cercas. Mangueiras de água da propriedade também foram danificadas.
Outros três hectares de uma fazenda vizinha acabaram destruídos, causando prejuízos aos proprietários.
Autuação e investigação
O homem foi autuado em flagrante e multado por uso irregular do fogo em áreas agropastoris, sem autorização do órgão ambiental. Ele foi levado para a delegacia da Polícia Civil.