Governo do Tocantins amplia segurança energética e instala novos geradores em hospitais e unidades da Saúde
Investimento anual de R$ 4,5 milhões reforça funcionamento contínuo de hospitais, hemocentros, LACEN e serviços da rede estadual
O Governo do Tocantins iniciou a entrega e instalação de novos geradores de energia elétrica em unidades da Secretaria de Estado da Saúde, medida que busca garantir operação estável, segura e sem interrupções em hospitais, hemocentros, laboratórios e setores essenciais do SUS. O investimento, estimado em R$ 4,5 milhões ao ano, visa fortalecer a capacidade das unidades diante de oscilações e falhas da rede elétrica, especialmente durante o período chuvoso.
As entregas contemplam hospitais regionais de Araguaçu, Arapoema, Araguaína, Arraias, Augustinópolis, Alvorada, Porto Nacional, Dianópolis, Pedro Afonso, Gurupi, Guaraí, Paraíso do Tocantins, Miracema e Xambioá, além do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, Hospital Materno Infantil Tia Dedé, Hospital Geral de Palmas, Diretoria de Assistência Farmacêutica, Serviço de Verificação de Óbito, LACEN-TO e hemocentros de Augustinópolis, Araguaína, Palmas e Gurupi.
O secretário-executivo da SES-TO, Luciano Lima, destacou a importância dos equipamentos para a rede hospitalar. “Estes equipamentos são investimentos de grande importância para o funcionamento da rede assistencial da nossa população, pois eles garantem a autonomia principalmente das unidades hospitalares, que precisam manter aparelhos ligados 24h, para a garantia da vida dos pacientes acolhidos. A assistência de qualidade, oportuna e eficiente é uma determinação do governador Wanderlei Barbosa”, afirmou.
No LACEN-TO, a diretora Jucimária Dantas reforçou o impacto direto da modernização. “A substituição do gerador está provendo maior estabilidade na rede elétrica do LACEN-TO, especialmente nos momentos de oscilação ou queda de energia garantindo a continuidade do funcionamento dos equipamentos e processos analíticos”.
O Hospital Regional de Augustinópolis também recebeu um novo equipamento. “Recebemos o novo gerador em substituição do antigo, que foi destinado ao bloco da UTI, para trazer mais segurança e garantia de fornecimento de energia sem interrupção neste serviço no hospital. Ele traz tranquilidade em situações de falha de energia, principalmente neste início de período chuvoso, quando as oscilações na rede elétrica são mais comuns. Além desta segurança, o gerador garante que o circuito elétrico e os equipamentos hospitalares continuem funcionando, alcançando com isso nosso objetivo principal que é proporcionar a continuidade do tratamento necessário aos nossos pacientes, mesmo em caso de oscilação da rede elétrica pública, evitando transtornos e permitindo que o hospital continue funcionando normalmente”, afirmou a diretora-geral, Vilma Jovino.
No Hospital e Maternidade Infantil Tia Dedé, o novo gerador também reforça a operação. “Nós recebemos com muita alegria e gratidão o novo gerador de energia, fiquei muito satisfeito porque ele vai garantir a nossa eficiência energética. Em qualquer oscilação da rede de energia ele vai entrar em ação e o mais importante, ele também faz uma atualização da energia que vem da rede comum de energia elétrica. O gerador garante maior eficiência na utilização dos nossos equipamentos e de toda a energia no hospital e saber que temos a garantia de energia o tempo todo nos dá tranquilidade. Então é muito importante a instalação desse novo gerador para o hospital, melhorando assim o nosso serviço e a qualidade no atendimento aos pacientes”, disse o diretor-geral, Hélio Barros.
Segundo a empresa responsável pela instalação, as unidades estão recebendo equipamentos dimensionados para suprir a demanda atual e prever expansão. O Hospital Tia Dedé, por exemplo, necessita de 223 KVA e recebeu um gerador de 260 KVA. “Instalamos o gerador acima um pouco do utilizado no hospital, para garantir reserva de possíveis cargas futuras, gerando fase entre 380 e 220 monofásicos. Montamos toda a infraestrutura necessária, fizemos os testes, houve a entrega técnica e faremos também o monitoramento via remoto. Tudo está em correto funcionamento”, afirmou o técnico Ivoney Macedo Dantas.
Com a nova estrutura energética, o governo estadual reforça a continuidade dos serviços, evitando paralisações de equipamentos essenciais como respiradores, sistemas de diagnóstico, UTIs e laboratórios de análises, especialmente em períodos críticos.

