Tocantinense diagnosticado com varíola dos macacos é de Nazaré
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nota, na ultima segunda-feira, 25, confirmando o primeiro caso de varíola dos macacos no Tocantins. Na nota, foi informado que o paciente tem 32 anos e mora no Bico do Papagaio, porém a cidade não foi divulgada.
No final da manhã desta terça-feira, 26, a Prefeitura de Nazaré informou que o paciente é do município e que já recebeu alta do isolamento, após resultado de uma exame ter comprovado que ele não está mais com o vírus ativo no organismo.
Ainda segundo a Prefeitura, ele se manteve em isolamento geral por 21 dias, com acompanhamento de um infectologista e de toda a equipe multiprofissional de saúde do Município.
Confira a Nota:
A Secretaria de Saúde de Nazaré – TO informa que o paciente identificado com a Monkeypox no município recebeu todo o tratamento recomendado pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins. Ele se manteve em isolamento geral por 21 dias, com acompanhamento de um infectologista e de toda a equipe multiprofissional de saúde do Município.
Na última segunda-feira, 25, o paciente recebeu o resultado de um exame feito há 15 dias que confirmou o caso de varíola. Após o tratamento primário realizado, o mesmo paciente realizou novos exames que confirmaram a alta, dando-se o ateste de que ele não está mais com o vírus da varíola.
A Secretaria de Saúde do Município reforça à população que não há motivo para pânico, pois toda a equipe multiprofissional foi preparada para tratar da situação, conforme as recomendações técnicas. As pessoas que tiveram contato com o paciente também foram acompanhadas no período e nenhuma apresentou sintomas da doença. A Gestão se coloca à disposição para qualquer esclarecimento sobre este caso.