Presídio Barra da Grota recebe megaoperação de combate ao crime organizado
A Polícia Penal do Tocantins realizou, nos dias 2 e 3 de julho, a oitava fase da Operação Mute na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína. A ação tem como foco o reforço da fiscalização e controle dentro do sistema prisional, com foco no combate a organizações criminosas.
Coordenada nacionalmente pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, a operação foi realizada com apoio da direção da unidade, do Núcleo de Operações com Cães (NOC) e do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope).
Segundo o superintendente do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins, Paulo Freitas, a operação fortalece a segurança interna dos presídios. “A Operação Mute contribui com a manutenção da ordem e segurança das unidades penais, melhorando as condições de implementação das assistências à educação e ao trabalho ao preso, em detrimento das ações de organizações criminosas frente à população carcerária”, afirmou.
Durante a ação, foram feitas revistas minuciosas nas celas, inspeções detalhadas e atividades de inteligência. A exemplo das etapas anteriores — realizadas em Palmas, Paraíso, Cariri, Porto Nacional, Colmeia, Guaraí, Colinas, Gurupi e Miracema — não foram registrados flagrantes ou apreensões de celulares e outros ilícitos.
Ao final da operação, será elaborado um relatório técnico com os resultados, estratégias utilizadas e propostas para o aperfeiçoamento da segurança nas unidades prisionais do Tocantins. O documento será encaminhado à Senappen como parte do monitoramento nacional da operação.
📱 Siga o perfil do @reporterto63 no Instagram e acompanhe as atualizações.