Igrejas no Tocantins celebram missas em homenagem ao Papa Francisco, morto aos 88 anos
A morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, mobilizou a comunidade católica em todo o mundo — e, no Tocantins, igrejas de diversas cidades programaram missas em homenagem ao pontífice. O líder da Igreja Católica faleceu após sofrer uma insuficiência cardíaca e um Acidente Vascular Cerebral (AVC), segundo o Vaticano. Francisco ainda chegou a celebrar a missa de Páscoa neste domingo (20), na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Para homenagear sua trajetória e legado, paróquias em Palmas, Porto Nacional, Gurupi e Araguaína organizam celebrações especiais nesta segunda-feira (21).
Palmas
Na capital, a missa será celebrada na Catedral Divino Espírito Santo, às 18h30, a convite do arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães. A cerimônia em sufrágio à alma do papa será aberta a todos os fiéis.
Porto Nacional
Em Porto Nacional, a homenagem acontece na Catedral Nossa Senhora das Mercês, a partir das 19h. O bispo Dom José Moreira, que conheceu pessoalmente o pontífice, irá presidir a celebração. Emocionado, ele relembrou a humildade de Francisco:
“A humildade dele quando conversava com a gente… O papa espelhou na minha vida de bispo também. Foi se despedir na praça, na humildade dele, só Deus sabe.”
Gurupi
A Paróquia Santo Antônio, em Gurupi, sediará a missa em memória ao papa às 19h, com a presença de seis padres. A cerimônia será marcada por cânticos e reflexões sobre o legado espiritual deixado por Francisco.
Araguaína
Em Araguaína, serão realizadas duas missas em homenagem ao pontífice.
- A primeira acontece às 19h, na Capela Mãe Divina Providência, no setor Coimbra.
- A segunda será celebrada pelo padre Cícero, às 19h30, na Igreja Matriz São José Operário.
A trajetória e a luta pela vida
Jorge Mario Bergoglio foi internado pela última vez em 14 de fevereiro, com um quadro de bronquite que evoluiu para uma pneumonia bilateral grave. A situação foi agravada por uma infecção polimicrobiana, comprometendo severamente seus pulmões.
Mesmo com a saúde debilitada, o papa deixou o hospital no dia 23 de março, utilizando oxigênio e fazendo aparições públicas. Sua última foi justamente neste domingo de Páscoa, quando abençoou milhares de fiéis na Praça de São Pedro, em Roma.
Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história, eleito em 2013. Seu papado foi marcado pela simplicidade, defesa dos mais pobres e avanços em temas sociais dentro da Igreja.
#RepórterTO #PapaFrancisco #MissaDeSétimoDia #Tocantins #IgrejaCatólica #Vaticano #Luto #Homenagem #JorgeMarioBergoglio