Em oito meses a Agência de Metrologia realiza mais de 33 mil ações que beneficiam a sociedade tocantinense

Os números e a metrologia, que é a ciência das medidas e medições, estão presentes na vida em sociedade, são essenciais pois, por meio de dados, balizam as relações de consumo. É praticamente impossível desassociar os números da vida cotidiana: as verduras e comidas por peso, os dados da bomba de combustível, a velocidade permitida nas vias de trânsito, o consumo energético das mercadorias eletrodomésticas, as etiquetas de peso dos produtos nas gôndolas do supermercado são exemplos que comprovam a presença fundamental da metrologia nas relações de consumo. Nas relações comerciais, é por meio da medição que muitos objetos são negociados – volume, peso, medida fazem parte da rotina da sociedade. Um grande exemplo disso são os supermercados, onde quase tudo é comercializado por peso.

É compromisso da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM) a harmonização das relações comerciais, com a proteção ao cidadão-consumidor e o estabelecimento da concorrência justa entre as empresas, por meio das ações da pasta nas áreas de Instrumentos, Pré-Medidos e Avaliação da Qualidade e Conformidade. A Agência de Metrologia é o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Tocantins.

O presidente da pasta, Jerônimo Júnior, reforça que a atuação do órgão mostra a importância da Metrologia na vida em sociedade. “É o nosso trabalho assegurar à sociedade que tudo o que está sendo anunciado nas propagandas e nas embalagens dos produtos pode ser visto como verdade, desde que tenha o Selo de Identificação da Conformidade e que atenda aos regulamentos do Inmetro”, informa o gestor da AEM.

Números expressivos de ações reforçam o compromisso da pasta

O mês de agosto de 2024 encerrou com 33.938 ações metrológicas acumuladas no ano nas áreas técnicas de Instrumentos, Qualidade, Pré-Medidos e Inspeção. Ensaios e testes laboratoriais, aferição de instrumentos medidores de velocidade, aferição de equipamentos de pesagem, fiscalização de produtos pré-medidos e instalação de taxímetros foram serviços ofertados pela Agência de Metrologia à comunidade.

““Em 2024, aumentamos em mais de 10% o percentual de ações comparadas ao ano anterior. Nós trabalhamos nas ações de forma fiscalizatória e educativa, visando a proteção e a orientação da sociedade nas relações de consumo. Temos, também, o compromisso em orientar a sociedade consumidora, provendo assim relações comerciais mais equitativas, especialmente do ponto de vista do conhecimento e do cumprimento das legislações que balizam os empreendimentos comerciais”, reforça o presidente da Agência de Metrologia.

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