Cobrança por Zap: Prefeitura de Araguaína notifica mais de 10 mil motoristas e cobra pagamento de multas
A Prefeitura de Araguaína, por meio da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), iniciou nesta quinta-feira (24) o envio de notificações via WhatsApp para motoristas com pendências relacionadas a infrações de trânsito na cidade. De forma prática, o aviso contém um link para geração de boleto, mas carrega também o alerta: quem não quitar as dívidas poderá enfrentar restrições no licenciamento e outras sanções administrativas.
Segundo a própria ASTT, mais de 10 mil veículos circulam com irregularidades, o que impede o Licenciamento Anual. Além da impossibilidade de licenciar o veículo, os motoristas inadimplentes estão sujeitos a protestos em cartório e à inscrição em dívida ativa, o que pode levar à negativação do nome nos serviços de proteção ao crédito e dificuldades na obtenção de empréstimos e financiamentos, além dos conhecidos bloqueios de bens praticados pela administração municipal.
De acordo com o superintendente da ASTT, Eduardo Barbosa, a medida foi adotada para “facilitar a vida do cidadão”, evitando que multas vencidas se acumulem por desconhecimento ou esquecimento. No entanto, o reforço da cobrança deixa claro que o foco da gestão municipal é arrecadar, já que 50% do valor do IPVA fica para o município, sem falar na integralidade do valor das multas de trânsito.
Apenas nos quatro primeiros meses de 2025, segundo dados do Portal da Transparência, a Prefeitura de Araguaína arrecadou mais de R$ 15 milhões com IPVA e outros R$ 1,8 milhão com multas de trânsito.
Os condutores que receberem a notificação e tiverem dúvidas podem buscar atendimento pelo telefone (63) 3411-7111 ou presencialmente na sede da ASTT, localizada na Avenida Castelo Branco, n° 1601, Setor Brasil.