Morre em Goiânia o arquiteto Walfredo Antunes, um dos responsáveis pelo planejamento de Palmas

O arquiteto e urbanista Walfredo Antunes, de 76 anos, faleceu na manhã desta sexta-feira (14), por volta das 10h30, em Goiânia (GO). Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular, onde realizava tratamento contra um câncer no pâncreas. Segundo a família, a causa da morte foi insuficiência respiratória.

Pioneiro no Tocantins e um dos principais nomes por trás do planejamento de Palmas, Walfredo teve um papel fundamental na criação e no desenvolvimento da capital tocantinense, contribuindo para a concepção urbanística da cidade ao lado do arquiteto Luís Fernando Cruvinel Teixeira, no início dos anos 1990.

Homenagens e luto oficial

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde Walfredo atuou como professor por 20 anos, emitiu uma nota de pesar lamentando a perda e prestando solidariedade a familiares e amigos.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), também lamentou a morte do arquiteto e decretou luto oficial de três dias no estado.

“Sua atuação foi fundamental na criação e no desenvolvimento da capital mais jovem do país, deixando um legado de projetos inovadores e um compromisso inabalável com a cidade que ajudou a construir e viu crescer”, disse o governador.

O velório e o sepultamento de Walfredo Antunes serão realizados neste sábado (15), a partir das 13h, no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia, onde ele será sepultado no jazigo da família.

O legado de Walfredo Antunes

Natural de São Paulo (SP), Walfredo Antunes nasceu em 21 de março de 1948. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Goiás, também possuía mestrado em Planejamento Regional e Urbano pela Escola de Economia da Universidade de Londres.

Ao lado de Luís Fernando Cruvinel, foi um dos responsáveis pelo projeto urbanístico de Palmas, participando desde a escolha do local da capital até a organização das quadras e ruas. Suas contribuições foram essenciais para a concepção da cidade planejada, inspirada em conceitos modernos e eficientes.

Em 2019, Walfredo foi escolhido para presidir o Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (Ipup), reforçando seu compromisso com o crescimento ordenado da capital tocantinense.

Sua partida deixa uma marca na história da arquitetura e do urbanismo do estado, mas seu legado permanecerá vivo na estrutura e no planejamento da cidade que ajudou a construir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Repórter TO.