UVET reúne mais de 750 vereadores na 1ª Marcha dos Vereadores do Tocantins com presença do governador Wanderlei Barbosa
A União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVET) promoveu, nesta quinta-feira (20), a abertura oficial da 1ª Marcha dos Vereadores do Estado do Tocantins, reunindo mais de 750 parlamentares municipais para um ciclo de capacitações e debates sobre temas essenciais para o desenvolvimento dos municípios. O evento, realizado na Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas, contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, que reforçou o compromisso do Estado com os vereadores.
“Este é um momento em que discutimos sobre demandas de uma categoria muito representativa, que é a que possui o primeiro contato com o eleitor. Já fui vereador por cinco mandatos e presidente de Câmaras Municipais, sei o quanto é importante esse trabalho, que tem um papel fundamental no desenvolvimento do país. Contem com o nosso governo para que possamos trabalhar juntos e fazer uma boa representação”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.
Fortalecimento do legislativo municipal
O presidente da UVET e vereador de Araguaína, Enoque Neto, enfatizou a importância do evento para a qualificação dos parlamentares municipais. “O vereador capacitado vai realizar um grande trabalho na sociedade. O apoio do governador Wanderlei Barbosa é muito importante, visto que ele já foi vereador e sabe a importância dos vereadores, por isso o Governo do Tocantins é um grande parceiro”, ressaltou.
O evento também contou com a participação do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), conselheiro Alberto Sevilha, que destacou a importância do fortalecimento institucional e da transparência na administração pública. “Estamos trabalhando como parceiros da gestão pública, especialmente dos pequenos municípios. Eles têm certa dificuldade em ter técnicos para entender a burocracia da administração pública e o Tribunal de Contas ajuda com profissionais preparados para isso. Essa parceria é importante, porque evita erros e falhas”, pontuou.
Para o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges, a união dos vereadores fortalece a política municipalista. “Vereadores unidos representam uma política feita com o povo e para o povo. Vamos nos unir, trazendo a convergência que o governador Wanderlei Barbosa tanto defende, para que o Tocantins possa, a cada momento, ter sua história contada de forma diferente. É por isso que defendemos essa harmonia”, expressou.
Programação e atividades
A 1ª Marcha dos Vereadores do Tocantins segue até esta sexta-feira (21), com uma programação voltada para temas como contas públicas, harmonia entre os poderes, Nova Lei de Licitações, transparência na gestão municipal, fixação de subsídios e questões ambientais.
Para encerrar o evento, a UVET promove um futebol solidário, reunindo vereadores e autoridades na Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Tocantins (Astec), em Palmas.