Operação da Receita Federal fecha shopping de importados e apreende R$ 3 milhões em mercadorias
Cerca de R$ 3 milhões em mercadorias foram apreendidos nesta quarta-feira (5) durante uma operação de combate à comercialização de produtos falsificados em Palmas e Brasília. Três mandados de prisão e apreensão estão sendo cumpridos em algumas lojas.
A investigação começou após denúncias de escritórios de advocacia que representam marcas de eletrônicos, incluindo Apple, Samsung e Motorola. Uma das lojas investigadas está na Avenida Juscelino Kubstchek, principal centro comercial de Palmas, próxima ao prédio da prefeitura. Outro comércio na mesma área também teve produtos apreendidos.
A Operação Spuria, realizada pela Receita Federal do Brasil em conjunto com a Polícia Civil do Distrito Federal e a Polícia Rodoviária Federal, visa desestruturar organizações criminosas que utilizam esse tipo de comércio para lavagem de dinheiro.
De acordo com a denúncia, algumas empresas vendiam mercadorias pirateadas dessas marcas, representando um perigo ao consumidor devido à baixa qualidade e possíveis danos à saúde.
A ação conta com a participação de 30 servidores da Receita Federal, incluindo auditores e analistas, 13 policiais civis do DF e 20 policiais rodoviários, e abrange 10 estabelecimentos comerciais.