Fortes chuvas fazem rios transbordarem e abrem crateras em rodovias
Duas pontes e dois bueiros foram destruídos após o rio Almas encher com as chuvas fortes na região sul do Tocantins. Por causa dos danos provocados pela correnteza, trechos das rodovias TO-491 e TO-296 que ficam na cidades de Peixe, São Salvador e Jaú do Tocantins, foram interditados. Segundo o estado, equipes já estão no local para avaliar a situação.
As chuvas que causaram esses estragos iniciaram nesta segunda-feira (29). Na TO-491, a cabeceira da ponte que fica sobre o rio foi levada pelas águas. Os trechos onde as estruturas foram danificadas são:
- TO-491 entre Peixe e São Salvador;
- TO-296 entre Povoado Retiro e Jaú do Tocantins
- TO-296 entre Povoado Retiro e São Salvador
Por causa do grande volume de água, o rio Mutum que passa por Palmeiropolis encheu e bloqueou a passagem de moradores. Segundo o município há risco de rompimento de barragens. Também teve cheias no rio Tucum, que encobriu pontes e deixou populações isoladas.
Na manhã desta terça-feira (30) equipes da Defesa Civil estiveram na região para localizar famílias que ficaram isoladas e pontos críticos da estrada. A lavradora Maria Aparecida mora em Palmeirópolis, onde as águas bloquearam uma passagem. Ela contou a TV Anhanguera que teme não conseguir sair da região por causa das cheias.
A região sul que antes sofria com a estiagem, agora enfrenta as enchentes. No começo do ano, o Governo do Tocantins decretou estado de emergência por causa da secas na região sul, após plantações e criação de animais serem prejudicadas.
O Tocantins está há uma semana com alerta laranja de chuvas intensas. O aviso, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vai até esta quarta-feira (31).
Do G1TO