Vice-presidente da câmara de Caseara assume prefeitura após avalanche judicial afastar toda cúpula do município

O vice-presidente da Câmara Municipal de Caseara, vereador Suair Mariano de Melo (PSD) ficará à frente do Executivo interinamente após o afastamento da prefeita Ildislene Santana (DEM), investigada em operação da Polícia Civil que apura fraude em licitações.Além dela, vice-prefeito Francisco Neto (PTB), secretários municipais e o presidente da Câmara, Cleber Pinto Cavalcante (DEM), também foram afastados.

Os afastamentos aconteceram na Operação Najas, realizada pela 6ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC), deflagrada nesta terça-feira (5). Também foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão na sede da prefeitura e em endereços dos investigados. Estão afastados ainda os titulares das secretarias de Saúde, Educação, Finanças, secretaria de governo, Infraestrutura e obras, além de outros servidores públicos.

Ao todo, a polícia executou 15 mandados de afastamento da função pública, 20 medidas cautelares e recolhimento de fianças totalizando R$ 1,6 milhão. Todas as ordens foram emitidas pelo Tribunal de Justiça.

Durante o cumprimento dos mandados de busca, a polícia encontrou armas e munições na casa de Ildislene e de outros investigados. A prefeita prestou depoimento na delegacia e, na saída, ao ser abordada pela equipe da TV Anhanguera, negou as acusações: ‘Não procede’.

A defesa do vice-prefeito Francisco Neto, informou que ele está viajando e, por isso, ainda não foi ouvido. Mas irá prestar os esclarecimentos assim que retornar. Disse também que ainda não teve acesso ao inquérito, que, na condição de vice-prefeito, nunca assumiu o cargo de prefeito e não ordenou despesas relacionadas ao município e irá recorrer do afastamento.

Com relação à condução da Câmara, os vereadores se reuniram em sessão ordinária na noite desta terça-feira (5) e houve a posse do vereador Gerivaldo Pereira Lopes (PTB), 1º secretário, para assumir a presidência da Casa de Leis.

O vereador Suair Mariano, que ficará como interino na prefeitura por tempo indeterminado, está no terceiro mandato na Câmara. Também já ocupou o cargo de prefeito de Caseara por dois mandatos.

Do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Repórter TO.