Jairo, Janad, Amastha e o xadrez político da Capital
Palmas não é apenas a cidade do pôr do sol, por aqui a política também é quente, cada vez mais próxima do astro rei.
No tabuleiro do xadrez do jogo pelo comando da capital, quadros políticos já são formados como a candidatura da Deputada Estadual, Janad Valcari, que vem via PL, partido do ex-presidente Bolsonaro, com estrutura e o poderio da Assembleia Legislativa de Amélio Cayres (Republicanos), que nos bastidores já sinaliza apoio à colega de parlamento. Pesam contra Janad dificuldades de composição com outros deputados, muito em razão do seu perfil polêmico e explosivo.
Diga-se de passagem, foi este perfil que garantiu a votação expressiva que levou Janad Valcari direto da câmara de Palmas para a Assembleia Legislativa.
Outro quadro que desenha mais uma candidatura é do ex-prefeito, Carlos Amastha (PSB), que tem muito o que mostrar na campanha eleitoral, afinal é inegável a transformação feita pelo ex-mandatário na capital tocantina. Tal qual Janad, Amastha enfrenta grande rejeição do meio político, e todo mundo sabe que política não se faz sozinho.
Outro quadro interessante que vem chamando atenção é do governista é ex-prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (PDT), que traz consigo o poder e ainda a boa avaliação do governo em Palmas, e que pode ser fortalecido pela junção com a atual prefeita Cinthia Ribeiro, que é adversária ferrenha de Valcari e Amastha.
Agora é saber quem conseguirá seu lugar ao sol, sem ser torrado pela política tocantinense.