Polícia Militar desativa balsas usadas em garimpo ilegal e aplica multa de R$ 300 mil em Almas

Operação Protetor dos Biomas combate extração ilegal de ouro e apreende armas, ouro e mercúrio no Rio Manoel Alves

A Polícia Militar do Tocantins desativou duas balsas utilizadas para extração ilegal de ouro no Rio Manoel Alves, em Almas, região sudeste do estado. A ação foi realizada na tarde de quinta-feira (9), durante a Operação Protetor dos Biomas, com apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Forças Especiais e Batalhão de Choque (BPChoque).

Ao todo, seis pessoas foram autuadas e multadas em R$ 300 mil por crimes ambientais. Essa foi a segunda operação em dois dias na região.

Durante a fiscalização, as equipes localizaram duas dragas de sucção operando sem licença ambiental. Na primeira balsa, cerca de dez pessoas estavam em atividade de garimpo. Foram apreendidos 78 gramas de ouro bruto, um frasco de mercúrio metálico, uma arma de fogo calibre 28 com duas munições intactas, uma balança de precisão e diversos equipamentos de dragagem e mergulho. O dono da estrutura, um homem de 52 anos, foi identificado.

Cerca de 300 metros abaixo, em outra balsa, quatro homens foram detidos em flagrante. Nesse ponto, foram encontrados dois frascos de mercúrio, aparelhos de dragagem e um papagaio silvestre em cativeiro, configurando também crime contra a fauna. O proprietário da segunda draga, de 56 anos, também foi autuado.

Devido à impossibilidade de remover as estruturas pesadas, as dragas foram inutilizadas no local, conforme prevê a legislação ambiental. Os seis detidos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Dianópolis, onde responderão por porte ilegal de arma de fogo (Lei 10.826/2003), crimes contra a fauna (Lei 9.605/98), poluição por substância tóxica e extração mineral sem autorização.

O comandante de Policiamento Especializado,  coronel Márcio Barbosa, destacou a importância da operação:

“A Polícia Militar, por meio da Operação Protetor dos Biomas, está garantindo a preservação dos nossos rios e biomas. Nossa ação integrada e constante reitera o compromisso da corporação em defender o patrimônio ambiental e aplicar a lei com eficiência, garantindo a segurança de todos os tocantinenses”, afirmou.

A Operação Protetor dos Biomas reforça o compromisso da Polícia Militar com o combate ao garimpo ilegal e a preservação dos recursos naturais do Tocantins, especialmente nas áreas de difícil acesso e de relevância ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Repórter TO.