Deputados aprovam inclusão de disciplina de Inteligência Artificial nas escolas do Tocantins
O Plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou nesta terça-feira, 3, projeto de autoria do deputado Léo Barbosa (Republicanos), que inclui a disciplina de Inteligência Artificial (IA), em caráter eletivo, na grade curricular das escolas públicas do Tocantins.
O projeto determina que a referida disciplina seja ministrada a partir dos ensinos fundamental e médio como um dos eixos do currículo de letramento digital, com o intuito de preparar os estudantes para as demandas contemporâneas do mercado de trabalho.
O conteúdo deverá ser trabalhado considerando dois fundamentos: “pensar com IA”, ou seja, utilizar a tecnologia para resolver problemas, auxiliar na tomada de decisões e integrar-se às práticas educativas cotidianas; e “pensar sobre IA”, isto é, estudar as interfaces tecnológicas, dados, algoritmos, ética digital, impacto social e políticas públicas relacionadas ao uso da inteligência artificial.
A propositura determina que o conteúdo programático da disciplina inclua tópicos como fundamentos da Inteligência Artificial; aplicações práticas de IA; ética e impacto social; letramento digital; e pré-iniciação científica. Ao mesmo tempo, o texto veda a utilização da IA na produção de trabalhos escolares como autorais sem a devida declaração do uso da ferramenta, bem como sua utilização sem supervisão pedagógica. Além disso, em nenhuma hipótese haverá a eliminação de métodos tradicionais de avaliação no processo de ensino e aprendizagem por causa do uso da IA.
Justificativa
Para Léo Barbosa, a iniciativa se fundamenta na crescente importância da IA no mundo contemporâneo não apenas como uma ferramenta tecnológica, mas também como um meio de promover o desenvolvimento cognitivo, crítico e criativo dos estudantes. “A inteligência artificial hoje permeia diversos aspectos da vida cotidiana, desde aplicações simples, como assistentes virtuais e mecanismos de busca, até sistemas complexos de análise de dados e tomada de decisão em diversas áreas”, definiu.