Policial é absolvido por morte de jovem durante abordagem no Tocantins
O policial militar Leandro Marques de Castro foi absolvido da acusação de matar Wilque Romano da Silva, de 19 anos, durante julgamento realizado no Tribunal do Júri de Gurupi, na região sul do Tocantins. A sessão começou na quarta-feira (21) e só foi concluída na madrugada desta quinta-feira (22).
O caso aconteceu no dia 3 de janeiro de 2018, em Formoso do Araguaia. De acordo com a Polícia Militar, o jovem estava em uma motocicleta, teria tentado fugir da abordagem e atirado contra a equipe. Wilque não tinha passagens pela polícia. Familiares relataram que ele não estava armado no momento da ação.
A denúncia contra o PM foi oferecida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) em junho de 2018. Leandro respondeu ao processo em liberdade. Quase sete anos após os fatos, o julgamento foi realizado e terminou com a absolvição do réu. Segundo a sentença, o juízo também o isentou do pagamento de custas e despesas processuais. O júri foi presidido pelo juiz Valdemir Braga de Aquino Mendonça.
O advogado Paulo Roberto da Silva, que atua na defesa de Leandro, afirmou: “O júri decidiu de acordo com as provas dos autos, de acordo com aquilo que foi discutido no Tribunal do Júri, e uma decisão muito sábia aí que a sociedade local tenho certeza que aprovou.”
Até a publicação desta reportagem, o MPTO não informou se pretende recorrer da decisão.