Presidente do Igeprev pede exoneração e governo anuncia auditoria na folha de aposentados e pensionistas

O presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev), Sharlles Fernando Bezerra Lima, foi exonerado do cargo nesta segunda-feira (19), a pedido. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, que também oficializou a nomeação da diretora de Proteção Social dos Militares, Iramara Galvão Sales, como presidente interina da autarquia.

A mudança ocorre em um momento de maior atenção sobre a gestão previdenciária estadual, especialmente diante de apurações em curso sobre a folha de pagamento do instituto.

Auditoria em aposentadorias e pensões

Ainda na edição desta segunda-feira do Diário Oficial, foi publicada a Portaria nº 073/2025 da Controladoria-Geral do Estado (CGE), assinada pelo controlador Murilo Francisco Centeno, determinando a instauração de uma auditoria de conformidade na folha de pagamento de aposentados e pensionistas do Igeprev.

De acordo com o documento, os trabalhos devem abranger os últimos cinco anos e têm como base denúncias e manifestações registradas na Plataforma Fala.BR, além de fiscalizações iniciadas por meio de outra portaria datada de 2 de abril.

A auditoria pretende verificar a regularidade dos proventos, indenizações e retroativos pagos, bem como os descontos referentes à contribuição previdenciária. O prazo estipulado para a conclusão dos trabalhos é de 90 dias.

A exoneração e a abertura da auditoria ocorrem em meio a um contexto de cobrança por maior transparência e controle na gestão dos recursos previdenciários do Tocantins, tema sensível diante do impacto orçamentário e do compromisso com os servidores públicos aposentados e seus dependentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Repórter TO.