Onças matam animais e colocam em risco a segurança de crianças em zona rural do Tocantins
Vários animais foram encontrados mortos após ataques de onças em propriedades rurais do município de Talismã, no sul do Tocantins. A situação tem preocupado moradores e autoridades, especialmente porque os ataques ocorrem na madrugada — mesmo horário em que crianças saem de casa para pegar o transporte escolar.
“Na alvorada do sol nascer. E é a hora que os alunos estão indo para o transporte coletivo, para vir para a escola. Essa é a minha preocupação aqui. Porque nós temos alunos que levantam de madrugada e esperam na estrada o transporte buscar, não em casa”, alertou o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, João Carlos Lopes.
Diante do risco, a prefeitura determinou que o ônibus escolar passe a buscar os alunos nas residências. Para isso, os pais devem deixar as porteiras abertas, facilitando o acesso dos motoristas.
De acordo com a gestão municipal, três ataques foram registrados até agora. O primeiro ocorreu no sábado (3), na Fazenda Peroba. Os outros dois foram na segunda (5) e terça-feira (6), nas Fazendas Porteira Velha e Renascer. João Carlos explica que os ataques aconteceram em horários semelhantes, mas a distância entre as fazendas indica que podem ter sido cometidos por onças diferentes.
“Da Fazenda Renascer até a Porteira Velha, [a distância é] em torno de 4 km em linha reta. Já da Porteira Velha até a Peroba, como tem que atravessar o Rio Canabrava, vai dar uns 6 km em linha reta. Os ataques estão coincidindo no mesmo horário, então não é o mesmo animal”, afirmou.
Os relatos dão conta de que bezerros, porcos e até um filhote de cavalo foram atacados. “Bezerro, porco no chiqueiro, ela [onça] tira para fora. Um porco quase de sete arrobas, ela tirou e foi comer lá longe. Tentou pegar o potrinho da égua, mas a égua reagiu. Está mancando, o pé da égua ficou todo cortado”, detalhou o secretário.
As onças estariam concentradas em áreas de reserva ambiental, onde há vegetação densa e alimento em abundância — o que atrai os felinos. Essas reservas ficam em regiões próximas às propriedades afetadas, como as fazendas Canoeiro, Felicidade, Juriti, Monte Lírio e Peroba.
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) foi acionado para acompanhar o caso. A reportagem solicitou posicionamento do órgão, mas não obteve resposta até a publicação.
A prefeitura também divulgou um comunicado oficial alertando produtores rurais sobre duas ameaças distintas: ataques de onças e enxames de abelhas. “A orientação é tomar os cuidados necessários. O produtor que tiver sofrido ataque de onça na propriedade deve entrar em contato para que juntos possamos criar um plano de ação junto aos órgãos responsáveis”, diz o texto.
A população segue em alerta e aguarda providências diante dos riscos à segurança de moradores e à integridade da fauna e da produção rural da região.